A 11ª edição do Festival de Circo de Taquaruçu já tem agenda confirmada: de 20 a 25 de junho nas escolas públicas de Taquaruçu e de 04 a 07 de julho aberto ao público no Centro Cultural Circo Os Kaco e na Praça Maracaípe em Taquaruçu.O evento vai reunir mais de 50 artistas regionais, nacionais e internacionais. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade visando a formação circense e a formação de público. A realização é do Circo Os Kaco com produção executiva da produtora IUNA Criativa e apoio da Prefeitura de Palmas.

O picadeiro mais conhecido do Norte do País, o Festival de Circo vai receber neste ano uma diversidade de atrações circenses como também, quadrilha junina, grupo de capoeira, oficinas, cortejos e apresentações culturais, sendo as atrações dos estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e ainda dos países Argentina e Colômbia.

O tema do Festival nessa edição é “Circo Social”, para trazer em evidência o projeto que há 11 anos transforma a realidade de muitas crianças e adolescentes de Taquaruçu. E a novidade dessa edição é que, para além das atividades com as crianças, o Circo os Kaco proporcionou, durante todo o primeiro semestre, uma formação para adultos chamada Projeto Formação de Arte Educadores – Multiplicadores do Circo Social. No projeto, em parceria com a Universidade do Tocantins, 17 estudantes tiveram a oportunidade de aprender de forma gratuita os pilares básicos da Arte- Educação.

O resultado desse projeto poderá ser visto durante a programação do 11º Festival de Circo de Taquaruçu, com a apresentação da Mostra TaquaruCirco no dia 06 de junho, sábado às 19hs na Praça Maracaípe.

De acrobacias ousadas a contorções alucinantes, o festival se tornou um ponto de acesso global para entusiastas de circo e aficionados por entretenimento. A produtora executiva do Festival de Circo de Taquaruçu, Marcela Pultrini, confirma a importância da arte circense como bem cultural para a comunidade. “O diferencial de agregar uma diversidade de manifestações,como o teatro, a dança e a música”, relata.

Programação nas Escolas

Neste contexto, para este ano teremos apresentações em escolas públicas de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, de 20 a 25 de Junho. Serão 08 espetáculos oferecidos para 04 escolas da região contemplando aproximadamente um público de quase 2000 mil pessoas entre crianças, adolescentes e comunidade escolar. (confira a programação).

Programação Circo nas Escolas:

20/06- CMEI Ana Luiza, às 9h30 e 13h30, Espetáculo Show Circense.

21/06- Colégio Crispim, às 9h30 e 13h30, Espetáculo Meu Lixo é o Circo.

24/06- ETI Sueli Reche, às 8h30 e 11h, Espetáculo Show Circense.

25/06- ETI Fidêncio Bogo, às 9h e 11h , Espetáculo Show de Variedades Circenses.

Pré-Festival:

02 e 03/07, às 18h30-Ensaio Aberto do Bloco Socapino

04/07 às 9h- Adventure Circus, cadastramento de artistas, Chefinhos de Taquaruçu e lançamento do livro Mano a Mana no Circo os Kaco.

Festival:

04 de julho Abertura Oficial no Circo Os Kaco

19h – Espetáculo Experimento 360 com Saracura do Brejo (GO)

20h – Varietê Circo na Serra

22h – Show com Paraíba dos 8 Baixos

05 de julho

 Oficinas e Cortejo no Circo Os Kaco

9h- Oficinas Acrobacias de Solo com Mano a Mana, Palhaçaria com Sebastian Godoy e Perna de Pau com Duo Binne My.

17 hs- Cortejo pela cidade até a praça Maracaipe com o Bloco Socapino e Espetáculo Mano a Mana.

Espetáculos Praça Maracaípe

19hs – Quadrilha Junina Matuto da Serra 

19h30 – YOYO – Sebastian Godoy (ARG)

20h30 – Noite de Habilidades

06 de julho

Oficinas no Circo Os Kaco

9h – Permacirco

15hs- Bambolê com Saracura, Bolha de sabão com Tiago Carva, Acrobacia de Solo com Duo Urbano e Tecido Acrobático com Débora Motta

Espetáculos Praça Maracaípe

19hs – Mostra Taquarucirco, Projeto Arte e Cidadania no Circo

21hs – Noite de Gala

07 de julho

15h – Roda de Capoeira:

Capoeira não é só jogo! – roda, musicalidade, oralidade com Mestre Matoso (TO) no Circo os Kaco

Espetáculos na Praça Maracaípe

18:30h – Malagueta na Labuta com Fernanda Pimenta (GO)

19h30- Intervenção Sombras do Hip Hop

20hs – Noite da Palhaçada



Crédito das fotos: Gabriela Grammont/ Divulgação