Após atender artistas das cidades de Palmas e Paraíso do Tocantins, o projeto “Circuito de Gestão e Elaboração de Projetos” finaliza esta temporada com oficinas gratuitas para artistas, técnicos e produtores culturais das cidades de Araguaína e Colinas do Tocantins, no Norte do Estado, respectivamente, na sexta-feira e sábado, 20 e 21. Uma iniciativa da empresa Raízes Gastronômicas, a atividade oferece oficina com a carga horária de 8 horas/aula com a artista e produtora cultural Cinthia Abreu.

A iniciativa é uma oportunidade para quem deseja aprimorar suas habilidades na elaboração de projetos culturais, tornando-os mais sólidos e bem estruturados. Com foco prático, a atividade é voltada especialmente para apoio na gestão e elaboração de projetos da Lei Aldir Blanc, incluindo desde a leitura de editais, formatação de projetos até a prestação de contas.

A metodologia inclui “A importância de um bom portfólio para comprovação de experiência e dicas de plataformas acessíveis para produção”, “Concepção de ideias e organização de estrutura de um projeto da Apresentação à Planilha Orçamentária”, “Atividades práticas segmentadas e orientadas na produção de um projeto cultural”, “A importância de medidas de acessibilidade, contrapartida social e inclusão social” e “Prestação de contas de qualidade e credibilidade”.

De acordo com Cinthia Abreu, o objetivo do curso é capacitar artistas e produtores culturais para que desenvolvam projetos eficazes, que contemplem todas as etapas fáceis para a realização e execução de suas ideias. “Durante o curso, os participantes terão acesso a conteúdos relacionados a planejamento, desenvolvimento de propostas, formatação de projetos e muito mais. As aulas também abordarão estratégias para captar recursos, apresentar propostas de maneira eficiente e criar projetos que atendam aos critérios de editais e patrocinadores”, declara.

Ainda de acordo com a ministrante da Oficina, o objetivo é de fortalecer o cenário cultural local. “O circuito busca fomentar o desenvolvimento do setor cultural na região, oferecendo aos artistas e produtores ferramentas práticas para dar vida às suas iniciativas. O propósito é obter como resultado mais projetos no Tocantins que promovam a cultura como ferramenta de transformação social, incentivando a criatividade, o empreendedorismo cultural e a sustentabilidade de iniciativas culturais”, conclui.

Projeto

O “Circuito de Gestão e Elaboração de Projetos” foi contemplado na categoria de Áreas Técnicas do edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Secretaria Estadual da Cultura, do Governo do Estado do Tocantins, e Ministério da Cultura, do Governo Federal. O projeto ainda conta com apoio do Grupo Artpalco, em Araguaína, e da Prefeitura Municipal de Colinas do Tocantins, em Colinas do Tocantins.

Cinthia Abreu

Cinthia Abreu é jornalista, produtora cultural, atriz e cantora. Presidente da Companhia A Barraca, atua no Tocantins desde o ano de 2001 com projetos nas áreas de comunicação, cultura e assistência social. Como atriz e cantora, já atuou em diversos grupos vocais e companhias de teatro no Tocantins, compondo o elenco de cerca de 20 espetáculos e shows. Como jornalista e produtora cultural, possui experiência de mais de 20 anos de carreira.

É assessora do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e responsável pela elaboração de projetos e captação de recursos de instituições como o Raízes Gastronômicas, Brasil Sustentável, Companhia A Barraca, Grupo Tukan, Vozes de Ébano e ainda colaboradora do Instituto ECO Nacional.