Em um mundo onde a produção de conteúdo Audiovisual se tornou uma ferramenta essencial para comunicação e expressão, o acesso a habilidades de produção e edição de vídeos é fundamental para indivíduos de todas as esferas e regiões. É nesse contexto que nasce o “Circuito de Oficinas de Produção e Edição de Vídeos com o Celular”, um projeto inovador e inclusivo destinado levar capacitação gratuita para pessoas de todos os níveis de conhecimento em produção audiovisual.

Ministrado pelo videomaker Elton Abreu, proprietário da empresa Abreu 3D, com atuação no Audiovisual há cerca de 20 anos no Tocantins, o projeto iiniciou no último sábado, 11, no Centro de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto, para jovens de periferia com apoio da organização Unidos por Um Mundo Melhor.

Com aulas práticas e teóricas, os participantes aprenderão a criar, filmar e editar vídeos de alta qualidade usando apenas seus smartphones ou iphones. As turmas serão de até 20 pessoas, com carga-horária de 8 horas-aula por cidade, totalizando 32 horas-aula. Após a Oficina em Palmas, serão contemplados ainda os municípios de Araguaína, Gurupi e Paraíso do Tocantins.

Segundo o responsável pelo projeto, o objetivo é de promover a expressão criativa, a alfabetização digital e a produção de conteúdo acessível, capacitando os participantes a contar suas histórias de maneira visualmente envolvente. “A proposta é de tornar a produção de vídeos acessível a todos, utilizando apenas um dispositivo que já faz parte do cotidiano de milhões de pessoas: o celular. Com o avanço da tecnologia, os celulares se tornaram verdadeiras ferramentas de criação, permitindo capturar momentos, contar histórias e transmitir mensagens de forma rápida e eficaz”, declarou Elton.

Aulas
A metodologia das aulas inclui Introdução à produção de vídeo com smartphones; técnicas de filmagem, incluindo enquadramento, iluminação e estabilidade; uso de aplicativos de edição de vídeo em smartphones; exercícios práticos de filmagem e edição; desenvolvimento de um projeto de vídeo final; compartilhamento de vídeos em plataformas online; aplicativos úteis para captação e edição fácil de vídeos.

As oficinas oferecidas no Circuito abrangem desde noções básicas de produção audiovisual até técnicas avançadas de edição. Além das aulas práticas e presenciais, os alunos receberão mentoria via grupo de whats, para dúvidas durante seis meses após a realização das oficinas.

Projeto
O projeto é uma realização da empresa Abreu 3D com patrocínio do edital 023 – Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo, da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins. A produção é da ONG Unidos por um Mundo Melhor e há ainda apoio do Grupo Artpalco e gestores de juventude das cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi e Paraíso do Tocantins.

Elton Abreu
Nascido em São Paulo (SP), porém, residente no Tocantins e atuante no mercado audiovisual local há quase 20 anos, Elton Abreu iniciou a carreira como montador , colorista e motion design. Após de alguns cursos em São Paulo, começou a atuar também como filmmaker e diretor de fotografia. Atuou na equipe de gravação e edição de trabalhos como Menina bonita de trança (Montagem, finalização e computação gráfica), – João e Maria – Uma aventura no cerrado (Montagem e finalização), Documentário Realeza ( Direção de fotografia, montagem, finalização); Longa-metragem Documentário O Diário de Ana (Montagem e finalização); Série Cine Teatro Tocantins 8 episódios (Direção de fotografia, montagem e finalização); Documentário Vida de Ator com Nival Correia (Direção de fotografia, montagem, finalização).
Ficha técnica:
Direção-Geral e Ministrante das Oficinas: Elton Abreu/Abreu 3D
Produção Executiva: ONG Unidos por Um Mundo Melhor
Assistentes de Produção: Júlia Albuquerque e Luana Porto
Assessoria de Imprensa e Relações Públicas: Cinthia Abreu

Oficina em Palmas:

Quando: Sábado, 11/05
Onde – CEM Taquaralto
Horário – A partir das 14 horas
Gratuita
Informações: Instagram da OnG Unidos por Um Mundo Melhor